Publicenso apresenta projecto inovador em França a seis municípios europeus geminados

Erbach e Königsee, da Alemanha, Pont-de-Beauvoisin (Isère) e Pont-de-Beauvoisin (Sabóia), de França, Jicin, da República Checa, e o concelho português de Ansião foram os municípios europeus a quem a Publicenso apresentou um projecto inovador na área da comunicação on-line: o portal “Municípios Irmãos, Destinos Fraternos”. O objectivo deste projecto internacional, que está a ser liderado por Ansião, visa aproximar estes municípios geminados e, simultaneamente, contribuir para uma cidadania europeia activa através da promoção da diversidade cultural/linguística e do enriquecimento mútuo.
Este portal representa uma área de actividade onde a Publicenso tem apostado fortemente, tendo neste momento em curso vários projectos de marketing territorial que assentam nas potencialidades da Web 2.0, nomeadamente em suportes de comunicação diversos que se complementam no espaço físico e virtual. Exemplo disto é o projecto em curso para o Município de Ansião, que assenta numa estratégia de valorização do potencial turístico do concelho.
Segundo Carlos Conceição, administrador da Publicenso, “através deste portal pretende-se não apenas promover turisticamente cada um destes municípios, como também desenvolver uma atitude positiva em relação a culturas e sociedades distintas, estimular a comunicação intercultural e reforçar as competências ao nível da interacção com pessoas oriundas de países e horizontes diferentes”.
“Na componente mais prática deste portal, destacamos a partilha de boas práticas ou a cooperação em projectos de âmbito comum, como estágios internacionais ou a realização de eventos culturais, entre outros”, revela Carlos Conceição, garantindo que “a Internet possibilita que as potencialidades das geminações ultrapassem a esfera estritamente institucional e alarguem a experiência de partilha e aprendizagem a toda a comunidade, numa linguagem acessível, jovem e extremamente actual que pode envolver vários targets”.
Recorde-se que a Publicenso tem vindo a alargar o âmbito da sua actividade que, tradicionalmente, se centrava em áreas como o design, eventos, produção gráfica e consultoria em marketing estratégico. No último ano, e após o reforço da sua equipa técnica, a empresa passou a disponibilizar serviços em novas áreas como o web marketing e desenvolvimento de software de gestão à medida, numa resposta clara às necessidades do mercado actual e como forma de complementar o serviço integrado que presta aos seus clientes.
“O mercado obriga-nos a uma evolução constante na procura das soluções mais competitivas e eficazes. Factores distintivos como facilidade de acesso e customização estão cada vez mais na ordem do dia, obrigando-nos a ‘reinventar’ novas formas de comunicação em que a tecnologia tem um papel preponderante. Desde códigos QR, a podcasts, passando pelos sites mobile e georeferenciação, existem inúmeras novas funcionalidades à nossa disposição que têm alterado por completo a forma como hoje se comunica”, conclui Carlos Conceição.
Data da notícia: 16 Junho 2011