Publicenso apresenta portal “Descubra Ansião”

O portal www.descubra-ansiao.com já está on-line. A apresentação pública decorreu no passado sábado, dia 13 de Agosto, e contou com a participação de dezenas de pessoas que ficaram a conhecer novos motivos para “descobrir Ansião”.
Este portal, desenvolvido pela Publicenso, insere-se numa Estratégia Integrada de Promoção Turística, conduzida pelo Município de Ansião, e o principal objectivo é criar experiências turísticas personalizáveis, alicerçadas em suportes tecnológicos, que apelem a novos públicos e que sejam adequadas às novas tendências.
Assim, cada utilizador do portal poderá obter sugestões de locais a visitar, actividades de lazer, alojamentos, restaurantes, agenda de eventos e programas temáticos, entre outras informações. O portal disponibiliza ainda informação relativa ao comércio local, produtos endógenos e artesanato, bem como a possibilidade de encomendar diversos produtos on-line.
Outras funcionalidades passam pela possibilidade dos utilizadores fazerem download de áudio-guias (formato compatível com leitores mp3 e a maioria dos telemóveis), de percursos pedestres e BTT, bem como personalizar o que quer visitar num mapa virtual que é igualmente personalizável.
Segundo Carlos Conceição, Administrador da Publicenso, “no portal todos os locais de visita estão georeferenciados, podendo o utilizador descarregar coordenadas GPS para o seu navegador de automóvel, telemóvel ou smartphone. Por outro lado, a informação disponibilizada pode ser partilhada via redes sociais como o Facebook, podendo cada visitante partilhar a sua experiência de visita com amigos e familiares, levando outras pessoas a descobrir Ansião”.
A Publicenso está, actualmente, a desenvolver projectos semelhantes com outros municípios e associações de desenvolvimento locais, de modo a valorizar o potencial turístico noutras regiões do País. Segundo Carlos Conceição, esta aposta justifica-se porque “apesar da ‘crise’, a actividade turística em Portugal continua a crescer!”.
“Só no primeiro semestre deste ano o número total de dormidas evoluiu 8,8 por cento e o mês de Junho de 2011 foi o melhor Junho de sempre para as dormidas de turistas estrangeiros, que ultrapassaram os valores recorde de 2007. De acordo com dados divulgados pelo INE, o comportamento positivo dos estrangeiros no semestre (+ 13,9 por cento) verificou-se em todas as regiões do País, na generalidade com crescimentos de dois dígitos”, revela Carlos Conceição, referindo que “estudos recentemente divulgados comprovam ainda que as campanhas de promoção turística geram, por norma, receitas superiores ao investimento”.
“O que está a mudar é a forma como se promovem destinos turístico pois o consumidor de hoje é muito diferente do que há alguns anos atrás: exige informação completa, facilmente acessível e adaptada às suas necessidades e gostos pessoais. O portal Descubra Ansião é exemplo dessa mudança e estamos certos que o potencial deste território está agora mais apto a receber não apenas um maior número de visitas, mas também de empreendedores, que contribuirão directamente para o aumento das receitas e postos de trabalho”, acrescenta Carlos Conceição, reforçando “a importância desta aposta para o crescimento económico e desenvolvimento local”.
Data da notícia: 16 Agosto 2011