Publicenso vence concurso para a criação da nova identidade visual da CIMRL

Publicenso vence concurso para a criação da nova identidade visual da CIMRL

A Publicenso venceu o concurso para a criação e desenvolvimento da nova identidade visual da CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

O concurso, lançado em dezembro, teve como objetivo a criação de “uma imagem apelativa, institucional e moderna, que transmita de forma simples e eficaz os valores estruturais específicos desta entidade”. No final de março o prémio foi simbolicamente entregue à Publicenso que vê assim o seu portefólio de clientes institucionais reforçado.

A imagem vencedora  foi escolhida com base nos critérios: originalidade, criatividade, legibilidade e boa visibilidade em ambientes digitais, boa capacidade de reprodução gráfica, e concordância com os objetivos e intervenção da CIMRL, que é composta pelos municípios de Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós.
 
Segundo Carlos Conceição, responsável da Publicenso, “a nossa proposta teve como ponto de partida a necessidade de criar uma imagem forte, moderna e apelativa, capaz de posicionar a CIMRL como um território atrativo e competitivo no contexto nacional. Quisemos representar a coesão territorial, valorizando em simultâneo a diversidade dos 10 municípios, as suas idiossincrasias, tradições sócio-culturais e património. É nesse equilíbrio entre fatores identitários e o reforço da intermunicipalidade que criámos uma composição gráfica repleta de simbologia icónica”. 
 
“O logótipo foi construído partindo da necessidade de unir o que é diverso, juntando o que é comum numa única visão de desenvolvimento sustentável. Diversos elementos sobrepõem-se num núcleo central, que tem o pinhal como elemento agregador do Pinhal Litoral e Pinhal Interior Norte; o pinhal simboliza igualmente crescimento e futuro. A sobreposição das formas geométricas representa o caráter associativo da CIMRL. As cores simbolizam igualmente a diversidade deste território, nas suas vertentes económica, social e ambiental: o mar (azul) e a serra (verde) por um lado, e depois o laranja (juventude, dinamismo do tecido empresarial) e o vermelho (cooperação, inovação), que se juntam de forma vibrante para conferir ao logótipo maior profundidade e dinamismo”, explica ainda Carlos Conceição. 
 

Data da notícia: 2 Abril 2014